Tachismo - meaning and definition. What is Tachismo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Tachismo - definition

Taquismo

tachismo         
sm (fr tachisme) Pint Processo de usar a cor por meio de pequenas manchas imprecisas, na pintura abstrata.
Tachismo         
O Tachismo é um estilo de pintura abstrata que se desenvolveu na França entre os anos 40 e 50 como um equivalente do Expressionismo abstrato norte-americano. O termo deriva do francês tache, que significa mancha.
tachismo      
s.m. ( -1953 ) -hist.art
1 corrente expressionista abstrata da década de 1950, caracterizada pelo modo espontâneo de pintar formando manchas F cf. action painting
2 p.ana. qualquer pintura livre no que respeita ao uso da cor e da forma
-etim fr. tachisme (1897) t. de pintura, (1953) hist.art 'id.', der. de tache 'mancha'; ver 1 tacha

Wikipedia

Tachismo

O Tachismo é um estilo de pintura abstrata que se desenvolveu na França entre os anos 40 e 50 como um equivalente do Expressionismo abstrato norte-americano. O termo deriva do francês tache, que significa mancha. Abstração informal ou Abstracionismo lírico por vezes são usados como sinônimos.

Essa denominação apareceu pela primeira vez em torno de 1951, sendo atribuída sua criação ora a Charles Estienne, ora a Pierre Guéguen, críticos de arte, e seu uso se disseminou depois que o pintor Michel Tapié a adotou em seu livro Un Art autre (1952).

O estilo se caracteriza por pinceladas espontâneas e vigorosas, manchas, pingos e escorridos, às vezes criando formas que remetem à caligrafia. Dentre seus praticantes citam-se Pierre Alechinsky, Karel Appel, Dieter Borst, Georges Mathieu, Henri Michaux, Serge Poliakoff, Jackson Pollock, Emil Schumacher, Michel Tapié e Bram van Velde, além de muitos outros.